O pai do menino maluquinho
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. É o mais velho de uma família de sete irmãos. Seu nome vem da combinação do nomes de sua mãe, Zizinha com o de seu pai Geraldo: assim surgiu o Zi-raldo, um nome único.
Desenhista, cartunista, jornalista e o mais badalado autor de livros infantis do país, Ziraldo foi um dos fundadores do jornal “Pasquim”, de grande circulação durante a ditadura militar. E foi graças ao “Pasquim” que tive oportunidade de conhecê-lo e de desfrutar momentos especiais em sua companhia.
“O Menino Maluquinho”, um dos seus tantos livros infantis, é o mais vendido em todos os tempos na história da literatura infantil no Brasil, tendo sido, inclusive, levado às telas.
poeta, escritor, contista, jornalista, radialista, pesquisador e produtor cultural
terça-feira, outubro 24, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ademir, sempre muito boas as tuas atualizações!
Gosto muito de vir aqui. Beijos,Andréa
Eu lembro com muito carinho do Ziraldo, embora esteja há muitos anos vivendo na Alemanha. Vi, inclusive, o filme do menino maluquinho no cinema, no Rio. E achei o máximo!! Ri muito! Excelente história infantil. Há uma séria nova de filmes, livros, DVD´s por aqui que me lembram o menino maluquinho. Conta a história de dois meninos rebeldezinhos em casa e que fundaram "Die Wilde Kerlen", um grupinho de outros meninos rebeldes. Meus filhos são super fãs. Espero que eles aprendam bem o português para um dia assistir um DVD do menino maluquinho e entenderem bem, e rirem muito!!
Beijos,
Chris
Postar um comentário