segunda-feira, maio 08, 2006

Desde quando saudade dói?

Não entendo
aqueles que dizem
sofrer de saudade.

Como podem me doer
as lembranças daqueles
que não estão,
se elas me completam,
se elas me devolvem o brilho do olhar?

Como podem me doer
as lembranças das coisas que vi,
as luzes de Paris,
as tulipas de Amsterdan,
o pôr do sol em Venza
ou as pirâmides mexicanas
se elas me fazem voltar a elas
sem que eu saia do lugar?

Não sei onde a dor da saudade.

Como pode doer a lembrança
das mulheres que me abandonaram
se delas lembro o prazer que me deram
e não do dia em que se foram?

Onde a dor da ausência dos meus mortos
se eles não se foram de dentro de mim?
Como pode me doer a saudade do meu pai
se ele ainda me leva pela mão
pelos caminhos da infância
e me reabre portas dos sonhos ainda por sonhar?

Definitivamente, não entendo
aqueles que dizem sofrer de saudades.

Vai ver,
eu é que não entendo nada de saudade.


© Ademir Antonio Bacca
do livro “Plano de Vôo”

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.