terça-feira, junho 24, 2008

VISITA À BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIO QUINTANA

As meninas Emanuelle e Thainá, indicadas pelo Congresso Brasileiro de Poesia, foram escolhidas as “Amigas do Livro/2008” e receberam, durante a 23ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, o Troféu Adyles Ros de Souza. Criadoras da Biblioteca Comunitária Mario Quintana, aberta gratuitamente aos moradores do Bairro Universitário diariamente na parte da tarde, Emanuelle e Tainá não apenas se transformaram no centro das atenções da feira, como também despertaram o interesse da mídia de toda a região e do estado. O fato inédito de duas meninas, uma com dez e a outra com onze anos, de abrir uma biblioteca comunitária no porão da casa de uma delas, tornou-se um exemplo de que investir na formação de novos leitores é um caminho que deve ser levado a sério pelos nossos dirigentes políticos.
Entusiasmadas com as doações que poetas integrantes do Congresso Brasileiro de Poesia fizeram a partir de convocação geral feita pela coordenação do evento, as meninas viram o acervo da pequena biblioteca crescer de forma impressionante. O que eram pouco mais de cem livros no início, quase chegam a três mil atualmente.
Durante a Feira do Livro, estivemos visitando a Biblioteca Mario Quintana, quando o patrono Airton Ortiz fez a doação de uma caixa de livros, inclusive um belíssimo e raro exemplar sobre a vida do poeta maior do Rio Grande do Sul, que Emanuelle e Tainá homenagearam com o nome da sua biblioteca.
Participaram da visita também o vice-prefeito de Bento Gonçalves, Jaury da Silveira Peixotto, e a Coordenadora da Biblioteca Castro Alves, Eunice Pigozzo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acompanhei pela imprensa a iniciativa destas meninas e achei o máximo.
Nota-se que ainda há esperança em relação à leitura quando coisas assim acontecem.
abraço, Ade

Rejane Romani Rech