sábado, março 17, 2007



Poeta francês que figura entre os iniciadores do simbolismo, STÉPHANE MALLARMÉ, Nasceu em Paris no dia 18 de março de 1842. Mallarmé se utilizava dos símbolos para expressar a verdade através da sugestão, mais que da narração. Sua poesia e sua prosa se caracterizam pela musicalidade, a experimentação gramatical e um pensamento refinado e repleto de alusões que pude resultar em um texto às vezes obscuro. Seus poemas mais conhecidos são L'APRÉS-MIDI D'UN FAUNE (1876), que inspirou o prelúdio homônimo do compositor francês Claude Debussy, e Herodias (1869). Outras obras importantes de Mallarmé são a antología Verso e prosa (1893) e o volume de ensaios em prosa Divagações (1897).
morreu em 1898, em Paris, sem ter chegado a concluir a grande obra de sua vida. A Grande Obra, com letra maiúscula, é um projeto que ele revela em cartas, em correspondências a amigos.


BRINDE

STÉPHANE MALLARMÉ
1842 – 1898

Nada, esta espuma, virgem verso
A não designar mais que a copa;
Ao longe se afoga uma tropa
De sereias vária ao inverso.

Navegamos, ó meus fraternos
Amigos, eu já sobre a popa
Vós a proa em pompa que topa
A onda de raios e de invernos;

Uma embriaguez me faz arauto,
Sem medo ao jogo do mar alto,
Para erguer, de pé, este brinde

Solitude, recife, estrela
A não importa o que há no fim de
um branco afã de nossa vela.

Um comentário:

Madalena Barranco disse...

Olá Ademir, eu e as criaturas fantásticas, que habitam em meu blog Morango agradecemos sua visita e o cumprimentamos pelo seu belo & culto blog! Falar de Simbolismo me leva à Cruz e Souza, ainda mais neste mês de março, que é seu aniversário de 109 anos de morte. Em complemento à Mallarmé, Cruz e Souza dinamizou o Simbolismo brasileiro. Um grande abraço.