sábado, março 17, 2007



PAULO BRASIL GOMES DE SAMPAIO, o SAMPAULO, foi um dos maiores chargistas brasileiros de todos os tempos. Gaúcho de Uruguaiana, colaborou com os principais jornais do Rio Grande do Sul e com alguns alternativos do Brasil, como o Pasquim. Morreu alguns anos atrás, mas toda vez que vejo um trabalho seu me bate uma saudade daquela tarde de outubro de 1980, regada a todos os vinhos possíveis, quando aqui em Bento Gonçalves fizemos a primeira Mostra de Cartuns. Considero essa charge aí de cima uma das mais engraçadas que já se fez no Brasil e há muito que eu queria dividi-la com vocês.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bacca querido!
quanto tempo e saudade.
Faço minhas as tuas palavras.
Amo você e amava muito o guri aí.
Beijos
Dione

Anônimo disse...

Oi, Ademir
sou sobrinha do Sampaulo e fiquei muito feliz e emocionada com as tuas palavras. Dá uma tristeza muito grande pensar que daqui a pouco ninguém mais se lembrará da genialidade dele.
Meu pai, irmão dele, é hoje um ex-cartunista (se é que isto existe). Assinava Sampaio e fazia as cenas coletivas na Revista do Globo, no final dos anos 40.Foi o primeiro cartunista profissional do RS. Junto com a Clo Barcellos estou preparando um livro para comemorar os 80 anos dele, em julho.
Muito obrigada e um grande abraço da Maria Lucia