sábado, fevereiro 10, 2007

Arte: Carlinhos
PIXINGUINHA

Se alguém disser “Alfredo da Rocha Vianna Filho”, pouca gente vai saber de quem se está falando. Mas se disser “Pixinguinha”, aí todo mundo saberá que a referência diz respeito a um dos maiores gênios da história da música popular brasileira de todos os tempos.
Com um domínio técnico e um dom de improvisação encontrados nos grandes músicos de jazz, é considerado o maiorflautista brasileiro de todos os tempos, além de um irreverente arranjador e compositor. Entre suas composições de maior sucesso estão “Carinhoso”, “Lamento” e “Rosa”. Na década de 1940, sem a mesma embocadura para o uso da flauta e com as mãos trêmulas devido à sua devoção ao uísque, Pixinguinha trocou a flauta pelo saxofone, formando uma dupla com o flautista Benedito Lacerda. Fez uma parceria famosa com Vinícius de Moraes, na trilha sonora do filme Sol sobre a Lama, em 1962.
Morreu no dia 17 de fevereiro de 1973.

Um comentário:

Jonice disse...

E no carnaval de 1974 a Portela teve um samba enredo delicioso em sua homenagem, (posso cantar?)começava assim: Pizindim, Pizindim, Pizindim, era assim que a vovó Pixinguinha chamava. Menino bom na sua língua natal, menino bom que se tornou imortal. A roseira dá rosa em botão, Pixinguinha dá rosa canção, e a canção bonita é como a flor, que tem perfume e cor.
E ele que era um poema de ternura e paz, fez um buquê que não se esquece mais, de notas musicais.
Lá vem Portela! Lá vem Portela, com Pixinguinha em seu altar ...

Beijinhos