segunda-feira, fevereiro 13, 2006


Rio Grande

para/Ademir Bacca

do teu vinho eu quero a uva
e dela a casca a carne doce
o líquido escorrendo entre os dentes
o sabor gota por gota
colher as folhas
que florescem nos vinhedos
e se puder decifrar os teus segredos...

do rio grande
eu quero as tuas serras
nesta palavra que agora aqui encerra
o meu desejo
estradas vilas e encostas
percorrer tuas matas
tuas costas
na geografia sinuosa dos teus beijos

do teu povo
eu quero a gentileza
o que resume na real grandeza
da tua uva do teu vinho
o que desejo é só carinho

do teu vinho tua uva
eu quero a chuva
a água das tuas cachoeiras
o fluxo das tuas correntezas

esta cidade
que aprendi a conhecer
quando outubro chega

amar e bem-dizer
mesmo teu filho não sendo
nem sabendo do teu berço
do teu ninho
mas ao menos
querendo querendo querendo
estar em tua gente
porque neste momento a cada ano
mudamos nossa pele
refazemos nossos planos

e como hóstia
consagrada em nossa boca
na mais santa eucaristia
celebramos o amor do ser humano
em taças de vinho e poesia

artur gomes
14 setembro 2005

Nenhum comentário: