domingo, fevereiro 12, 2006



O meu Mario Quintana preferido

Este é o ano em que comemoramos o centenário de nascimento do poeta Mario Quintana. Tive a honra de ter o grande poeta como padrinho no lançamento do meu primeiro livro, em parceria com Jovino Nolasco de Souza e Vania Elizabeth Larentis (hoje Pedralli). Foi a única vez que Mario esteve em Bento Gonçalves. Depois ele nos honrou com sua presença no lançamento do livro "Boca do Mundo" (meu e da Vânia), na Livraria Coletânea, em Porto Alegre. Em 1988, A Fundação Serafinense de Cultura, da qual eu era presidente, homenageou-o dando seu nome a Biblioteca Pública de Serafina Correa. Foi o último contato que tive com o poeta, juntamente com a então Secretária Municipal de Educação e Cultura, Jonalda Fornari Soccol.
De uma obra magnífica, o meu poema preferido de Quintana é

EU OUÇO MÚSICA

Eu ouço música como quem apanha chuva:
resignado
e triste
de saber que existe um mundo
do Outro Mundo...

Eu ouço música como quem está morto
e sente

um profundo desconforto
de me verem ainda neste mundo de cá...

Perdoai,
maestros,
meu estranho ar!

Eu ouço música como um anjo doente
que não pode voar.


MARIO QUINTANA
30/07/1906 05/05/1994

Um comentário:

solfirmino disse...

Grande poeta, esse ano muito homenageado. Que honra esse encontro, Ademir.