sexta-feira, abril 12, 2013


Livro mais vendido do mundo, 
"O Pequeno Príncipe" completa 70 anos



"O Pequeno Príncipe”, livro mais vendido e traduzido no mundo atrás apenas da Bíblia, completa 70 anos neste mês. Escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry foi publicado em abril de 1943, quase simultaneamente em inglês e no seu idioma original.

Saint-Exupéry se radicou em Nova York em 1941, com a missão pessoal de convencer os americanos a entrar na guerra contra o nazismo. Foi então que a sua editora americana o convenceu a escrever uma história de Natal, um conto infantil. "Saint-Exupéry estava sempre desenhando em todas as partes a figura de um menino loiro, inspirado em sua infância feliz, e que se tornou o personagem dessa história."

O resultado da aventura, nascida em um contexto de exílio e de um mundo em guerra, foi este conto mágico e filosófico de uma centena de páginas, que se tornou um fenômeno editorial.

Para festejar a data na França, a programação para 2013 inclui a publicação de uma nova edição do livro e do desenho animado, bem como um e-book e um novo episódio da série de animação "O Pequeno Príncipe", que foi vendido para uma centena de países. Também está sendo preparada uma nova biografia de Saint-Exupéry.
“O Pequeno Príncipe” foi traduzido para mais de 230 línguas e dialetos e vendeu cerca de 143 milhões de cópias em todo o mundo.

Uma exposição, que será realizada na sede da Unesco em Paris, a partir de 27 de abril, durante a Universidade da Terra, enfatizará os valores do "Pequeno Príncipe", "um personagem protetor do planeta, da paz, da infância". Em janeiro de 2015, as obras de Saint-Exupéry vão passar a ser de domínio público - exceto na França e nos Estados Unidos -, o que levará a centenas de novas edições do livro que conquistou os corações de milhões de pessoas no planeta.

Nenhum comentário: