sexta-feira, abril 12, 2013

Arte: Worth 1000.com

43 anos sem os Beatles

Há 43 anos, no dia 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciava a separação oficial dos Beatles em comunicado pessoal à imprensa. Falava por ele e não pelo grupo. Pouco tempo depois, John Lennon concluía: o sonho havia terminado. Na verdade, mesmo fazendo de conta que não era verdade, todos os fãs do grupo já sabiam que os Beatles jamais voltariam a tocar juntos, coisa que não o faziam desde o final da gravação do álbum Abbey Road. Naquele início de 1970, John, Paul, George e Ringo já estavam se dedicando a projetos pessoais, mas ninguém se atrevia a anunciar ao mundo a separação. Coube a Paul anunciar o fim da maior banda de rock de todos os tempos:
— Não deixei os Beatles. Os beatles deixaram os Beatles, mas ninguém quer ser o que diz que a festa terminou — afirmou ele mais tarde, na autobiografia do grupo, “Anthology”.
Na minha coleção de caricaturas, tenho em torno de 300 dos Beatles, escolhi esta para ilustrar este post, que o meu amigo Claudio Troian, que foi quem nos apresentou à beatlemania nos nossos bons tempos de ginásio, assim definiu: “tão originial quanto a música que os 4 de Liverpool passam a fazer após Rubber Soul. Para nós, parece autêntico o fato de moleques andarem de pés descalços, sujos como quem acabou de jogar uma pelada no campinho do fim da rua, remendados e desajeitados como europeus da base da pirâmide social bem o poderiam ser...”.


Nenhum comentário: