sexta-feira, abril 27, 2012

Arte: William Medeiros

CEM ANOS DE MAZZAROPI

Descendendo de italiano e português, Amácio Mazzaropi nasceu no dia 9 de abril de 1912, na cidade de São Paulo.  
Aos dezesseis anos, foge de casa para ser assistente 
do faquir de um circo. 
Em 1940, monta o “Circo Teatro Mazzaropi” e cria uma Companhia de Teatro. 
Era 1948, e Mazzaropi vai para a Rádio Tupi, onde estreia o programa “Rancho Alegre”. 
Em 1950, a televisão é inaugurada no Brasil e o programa “Rancho Alegre” é levado para lá, com grande sucesso. O produtor e diretor da Vera Cruz, que estava à procura de um tipo diferente e curioso para estrelar uma comédia, quando vê Mazzaropi na televisão, não tem dúvida e contrata-o para atuar em “Sai da Frente”.
Com o sucesso, ele passou a se dedicar apenas ao cinema. Participou de diversos filmes como contratado e, em 1958, fundou a sua própria companhia,  a “Pam Filmes, Produções Amácio Mazzaropi”.
O primeiro filme que produziu foi “Chofer de Praça”, que o obrigou a sair pelo interior fazendo shows para obter dinheiro para fazer as cópias necessárias para a exibição nos cinemas. 
O filme foi sucesso de bilheteria.
Montou seu estúdio na Fazenda da Santa, onde produziu suas as obras primas “Tristeza do Jeca” e “Meu Japão Brasileiro”.
Foi com o tipo ‘jeca”, um caipira cheio de malícia, 
que Amácio Mazzaropi levou multidões aos cinemas 
de todo país, tornando-se o maior comediante 
de todos os tempos da história do cinema brasileiro.
Morreu no dia 13 de junho de 1981, aos 69 anos de idade,  vitimado por um de câncer de medula, 
logo após iniciar sua 332ª produção, “Jeca e Maria Tromba Homem”. 
O império que construiu foi dilapidado pelos herdeiros após sua morte, com todos os seus bens indo a leilão, inclusive os filmes.

(Fonte: “Astros e Estrelas do Cinema Brasileiro”, de Antônio Leão da Silva Neto.)

2 comentários:

André Luiz Mazzaropi disse...

Amácio Mazzaropi - 100 anos de Historias, risos e emoções. - 1.912 á 2.012 - São Paulo - Capital 09 de Abril de 1.912; nascia no n 05; da Rua Vitorino Camilo, na Barra Funda, bairro da Santa Cecilia, casa antiga do século 18, hoje nº 61 daquela rua, assobradada que resiste até os dias de hoje, 31 de Dezembro de 2.011, um sobrado de três andares, com diversos quartos de aluguel, igual a 1.912, no primeiro quarto lado esquerdo de quem sobe a escada do segundo andar nasceu Amácio Mazzaropi; Filho do Italiano o napolitano Bernardo Mazzaropi e da Taubatêana, Clara Ferreira Mazzaropi; Ali viveu até completar 08 anos; depois veio o Bráz, Vila Maria Zélia; O grupo escolar São José do Belem;onde estudou até o segundo ano de grupo; Infância pobre, quase miserável, mais encontrou sempre no seu lar o amor incondicional dos pais Clara e Bernardo Mazzaropi.

Aos 14 anos com os pais muda se para Sorocaba-SP; mais o desejo de se tornar um artista o faz tomar decisões que mudariam para sempre sua vida; foge dos pais, vai para Curitiba-PR viver com o tio paterno e lá encontra os 17 anos o faquir FERRY, a quem chamava de SILQUE;

Foge novamente com o faquir FERRY e volta a São Paulo e como assistente de faquir, começa sua sonhada carreira de artista o que o tornaria mais tarde o REI DO CINEMA BRASILEIRO; O JECA DO BRASIL;

André Luiz Mazzaropi
O Filho do Jeca



DDD-(12) - 3424.0163 - 9714.2853

www.andreluizmazzaropi.com.br

Anônimo disse...

Um bom caminho para conhecer a história de Amacio Mazzaropi, o imortal Jeca do cinema nacional, é o Instituto Mazzaropi (www.institutomazzaropi.org.br), responsável pela administração do Museu Mazzaropi e por outros projetos como a biografia “Sai da Frente! A vida e a obra de Mazzaropi”, de autoria de Marcela Matos, entre outros. São quase 20 anos de pesquisas, coleta de dados, fotografias e documentos. Um acervo valioso para quem quer conhecer mais detalhes da carreira, da história e do sucesso de Mazzaropi. Mais no www.centenariomazzaropi.org.br