terça-feira, junho 07, 2011

Arte: Celso Mathias



O GRANDE GUIDACCI NO MEU BLOG



Algum tempo atrás fui surpreendido por uma proposta daquelas que poucas vezes acontecem na vida da gente: o caricaturista e artista gráfico GUIDACCI me propôs uma parceria pra lá de vantajosa, a mim claro: ele escolheria alguns poemas meus e os ilustraria para publicação simultânea em nossos blogs.
A proposta me emocionou e me arrepiou. Acompanhei a trajetória fantástica do GUIDACCI n’O PASQUIM e até o conheci pessoalmente no Rio de Janeiro, apresentado pelo Jaguar no século passado.
GUIDACCI é amazonense. Nasceu em Manaus no dia 29 de agosto de 1939. Diplomou-se pela Escola Nacional de Belas Artes; no Museu de arte Moderna, do Rio de Janeiro, freqüentou em 1963, o curso de gravura em metal. Durante 26 anos, foi professor de Desenho de Propaganda, Ilustração, Técnicas de Pintura, no SENAC do Rio de janeiro.
Iniciou sua carreira como Cartunista, Caricaturista e Ilustrador, no antigo jornal "O PASQUIM". Colaborou ainda, com outros jornais e revistas: "Jornal do Comércio", "Última Hora", "O Globo", "Repórter", "Status", "MAD", "Homem", "Nova", "Bundas", etc. No Caderno I do Jornal do Brasil, produziu os quadrinhos do "Fê e Fá". Produziu ainda no O Bicho "Os Subterraqueos" e no Pingente "João Belo". Foi também editor e Ilustrador da revista "Segura Essa" da (ABPA).Atualmente Colabora como ilustrador nas publicações da Petrobras e Light.
Como caricaturista e retratista, participa em eventos de diversas empresas. Suas caricaturas e retratos a óleo, encontram-se em coleções aqui e no exterior, inclusive no Museu de Caricatura & Cartoons de Basel, na Suíça. GUIDACCI é incontestavelmente, um dos maiores artistas das artes gráficas do nosso tempo.
Visite o blog do Guidacci:
http://guidacci.blogspot.com/

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal esse lance como Guidacci. Gostava de acompanhar os trabalhos dele no Pasquim. A atualização recente, ótima, feito as demais. Realmente, sempre vale a viagem. Abcs, Ricardo Alfaya.

MARILENE disse...

Meus parabéns! União de dois grandes mestres da arte, em suas peculiaridades próprias.

Curiosa da Vida disse...

Olá Ademir,
gostei de teus escritos ...
parabéns ... bom conhecer os poetas daqui de pertinho ... sou gaúcha também ...um abraço pra ti !

Ricardo Mainieri disse...

Parabéns, Bacca, um grande lance unir as artes poéticas às visuais.
Principalmente, se tratando de um ícone das artes nacionais.

Abs.

Ricardo Mainieri

CARLOS ZÜRCK CRUZ disse...

... tive a honra de haver sido aluno desse grande cara no SENAC (Mal. Floriano) em 73/74, vez por outra o reencontro por aí... um ser humano fantástico, parabéns pelo blog e pela amizade com o Guidacci!