sexta-feira, julho 13, 2007

Arte: Jose Serrudo

ÁSTOR PIAZZOLLA nasceu em Mar Del Plata no dia 11 de março de 1912 e morreu em Buenos Aires em 4 de julho de 1992. Músico fantástico, segundo muitos especialistas, foi o compositor de tango mais notável da segunda metade do século XX. Estudou harmonia e música erudita com a compositora e diretora de orquestra francesa Nadia Boulanter, que foi aluna de Sergei Rachmaninoff. Em sua juventude, tocou e realizou arranjos orquestrais para Anibal Troillo. Quando começou a fazer inovações no tango, no ritmo, no timbre e na harmonia, foi muito criticado pelos tocadores de tango mais antigos.
Quando os mais ortodoxos, durante a década de 60, bradaram que a música dele não era de fato tango, Piazzolla respondia-lhes que era música contemporânea de Buenos Aires. Para seus seguidores e apreciadores, essa música certamente representava melhor a imagem da metrópole argentina.
Sua composição mais famosa é “Balada para un loco”, da qual Moacyr Franco, nos anos 70, fez uma versão magistral, mas o disco mais marcante de sua carreira é “Libertango”.

Nenhum comentário: