sábado, agosto 16, 2008

Arte: FRAGA
DORIVAL CAYMMI
1914 - 2008

O Brasil ficou mais triste neste dia 16 de agosto, com a morte de DORIVAL CAYMMI, um dos grandes expoentes da música popular brasileira. Nascido na cidade de Salvador, no dia 30 de abril de 1914, Caymmi sempre foi um enaltecedor das coisas e dos costumes baianos e cantou como poucos as belezas e a gente da sua terra.
Compôs sua primeira música com dezesseis anos, mas seu primeiro sucesso veio com “O que é que a baiana tem”. Sua estréia como cantor e violonista se deu aos 20 anos, na rádio clube da Bahia. Aos 23 mudou para o Rio de Janeiro em busca de emprego como jornalista, onde trabalhou nos Diários Associados. Em junho de 1938 estreou na rádio, onde cantou “O que é que a baiana tem”, canção que impulsionou a carreira de Carmen Miranda no exterior. Ao longo dos anos compôs em torno de cem músicas, algumas delas incorporadas à seleta lista das mais importantes do cancioneiro brasileiro, entre elas “É doce morrer no mar”, “Oração de Mãe Menininha”, “Suíte dos Pescadores”, João Valentão”, “Maracangalha”, “Acalanto”, “Marina”, etc.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu como baiana que ama Caymmi, agradeço.
Tá muito linda a caricatura de caymmi... Parabéns pela beleza do seu blog.
bjinhos de luz

Anônimo disse...

http://www.fotolog.com/lua_e_viola/

Cidade da Cultura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cidade da Cultura disse...

Apreciamos muito a beleza da sua poesia.

SAM disse...

Realmente uma grande perda.Cantor,compositor, pintor e ator brasileiro, Dorival fica imortalizado pela sua arte. Até ontem deixei uma postagem de Walmir Ayala com a música O bem do Mar de Dorival. Não tinha vontade de trocar rsrs.

Abraço

Anônimo disse...

O falecimento de Dorival Caymmi significa uma grande perda pra nossa música e pra nossa cultura!!
Quero aproveitar o seu post para parabenizá-lo por estar sempre difundindo e divulgando a cultura e a Arte - nas suas mais variadas expressões! Uma iniciativa exemplar!
Beijos,
Andrea.