quinta-feira, setembro 06, 2007

Arte: Joanne Brooker
LUCIANO PAVAROTTI
1935 - 2007

Morreu na madrugada desta quinta-feira, 6, o tenor italiano Luciano Pavarotti, aos 71 anos, em Modena, na Itália. A morte foi decorrência de um câncer no pâncreas Nascido na cidade de Modena, em 12 de outubro de 1935, Pavarotti teve sua primeira experiência musical no coro de sua cidade natal, no qual cantava com seu pai. Mais tarde, junto ao coral Gioachino Rossini, foi até o País de Gales para participar de um concurso internacional de canto. Venceram, e o evento aumentou a ambição do jovem Pavarotti de se tornar tenor. Estudou canto e conseguiu o diploma de maestro elementar. Mais tarde foi instruído por Arrigo Pola e por Ettore Campogalliani. Em 1961 venceu o prestigioso Concurso Internacional, que lhe deu a oportunidade de debutar, no mesmo ano, na ópera La Bohème, no papel do protagonista Rodolfo.
Pavarotti será sempre recordado pelos papéis principais que interpretou nos grandes clássicos da ópera mundial. Fez Aida, La Traviata, Madame Butterfly, Tosca, Pagliacci, Il Trovatore, Turandot, Baile de Máscaras, O Elixir do Amor, entre outros. Suas gravações dessas óperas estão entre as mais vendidas, inclusive Otelo, Andrea Chenier, Mary Stuart, Mefistófeles, Macbeth, Guilherme Tell e uma infinidade de obras, que fazem a carreira do tenor se confundir com a história da música clássica.
Seu álbum Pavarotti Essencial foi o primeiro disco clássico a alcançar o topo da parada pop britânica, ficando em primeiro lugar por cinco semanas. (Fonte: www.terra.com.br)


Um comentário:

Edna B. disse...

Caro Ademir Bacca
Gostei da bela homenagem a Pavarotti,uma lástima,o mundo perdeu uma das mais belas vozes, creio que nos fará muita falta.
abraços