terça-feira, junho 24, 2008

Arte: “Geflick” © Charito Gil

A estrada e a canção

mesmo que a estrada
não dê no mar
e nem no alto da montanha
mesmo que ela passe
ao largo do rio
e faça tantas curvas
antes de chegar ao seu destino,
não importa aonde ela vai dar:
na verdade,
nós sempre voltamos ao mesmo lugar

é a velha canção da infância
quem costura as nossas lembranças
é o murmurar das mesmas palavras de sempre
quem acalenta os nossos sonhos mais caros

mesmo que a estrada nunca passe
por todos os lugares
onde planejamos um dia parar,
ainda acordo todos os dias
cantando aquela velha canção.

© Ademir Antonio Bacca
do livro “Grito por dentro das palavras”
instinto animal

tem vezes que sou
bala perdida
no meio do caminho.

© Ademir Antonio Bacca
do livro “Grito por dentro das palavras”
NA FEIRA DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO

A tradicional Feira do Livro de Ribeirão Preto, realizada sempre no mês de junho, mais uma vez contou em sua programação com sessão de autógrafos de antologias publicadas pelo Congresso Brasileiro de Poesia. Neste ano foram duas: o volume 6 de “Poesia do Brasil” e “Contos Mínimos, Idéias Máximas”. Depois dos autógrafos, pit-stop obrigatório na Cervejaria Pinguim para recarregar as baterias. Dividiram o momento comigo: Salete Henkes, Telma da Costa, Lourenço de Bem, Jeanne Mas, Rosa de Britto Cosenza e Eunice Dias.

na cumplicidade dos teus encantos

barco que navega
no rio dos teus olhos
a palavra,
não tem pressa em chegar
ao poema

© Ademir Antonio Bacca
do livro “Grito por dentro das palavras”
VIGÍLIAS

© Jade Dantas

Queria entender-se nas noites serenas onde as lembranças que lhe pousavam na pele eram carícias de ondas tranqüilas à beira-mar.
Sono doce de algodão, ausente o desalento das outras noites de mar revolto, as lembranças galopando pelo corpo, traçando uma rota de fogo e desejo que nenhum outro corpo, nenhum outro abraço, nenhum outro beijo, conseguiria acalmar.
Queria entender o segredo das fragilidades.

(do livro “Pelo Avesso”)

Arte: Abstrato 031 © adebach

das diferenças

em mim
a ousadia dos poetas

em ti
a cautela dos que têm
a cabeça no lugar

em mim
a ponte que aproxima

em ti
o dique que segura
as águas perigosas
da paixão

© Ademir Antonio Bacca
do livro “Grito por dentro das palavras”
poema inacabado

vem do nada
a melodia que embala a noite
de pouca ternura

o mar lambendo a praia
sob os meus pés
(des)armados os espíritos,
a música não revela os segredos
daquela que vai embora
levando todas as palavras
do poema

© Ademir Antonio Bacca
do livro “Grito por dentro das palavras”
Arte: “The wall of no-words” © Alberto G. Baccelli

VISITA À BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIO QUINTANA

As meninas Emanuelle e Thainá, indicadas pelo Congresso Brasileiro de Poesia, foram escolhidas as “Amigas do Livro/2008” e receberam, durante a 23ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, o Troféu Adyles Ros de Souza. Criadoras da Biblioteca Comunitária Mario Quintana, aberta gratuitamente aos moradores do Bairro Universitário diariamente na parte da tarde, Emanuelle e Tainá não apenas se transformaram no centro das atenções da feira, como também despertaram o interesse da mídia de toda a região e do estado. O fato inédito de duas meninas, uma com dez e a outra com onze anos, de abrir uma biblioteca comunitária no porão da casa de uma delas, tornou-se um exemplo de que investir na formação de novos leitores é um caminho que deve ser levado a sério pelos nossos dirigentes políticos.
Entusiasmadas com as doações que poetas integrantes do Congresso Brasileiro de Poesia fizeram a partir de convocação geral feita pela coordenação do evento, as meninas viram o acervo da pequena biblioteca crescer de forma impressionante. O que eram pouco mais de cem livros no início, quase chegam a três mil atualmente.
Durante a Feira do Livro, estivemos visitando a Biblioteca Mario Quintana, quando o patrono Airton Ortiz fez a doação de uma caixa de livros, inclusive um belíssimo e raro exemplar sobre a vida do poeta maior do Rio Grande do Sul, que Emanuelle e Tainá homenagearam com o nome da sua biblioteca.
Participaram da visita também o vice-prefeito de Bento Gonçalves, Jaury da Silveira Peixotto, e a Coordenadora da Biblioteca Castro Alves, Eunice Pigozzo.
ENCONTROS NA FEIRA DO LIVRO DE BENTO GONÇALVES (2)

Outro reencontro muito agradável foi com o escritor IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO, também antigo apoiador de nossos projetos. Na verdade, Loyola foi o primeiro escritor fora do estado gaúcho a incentivar o movimento literário de Bento Gonçalves, que ainda engatinhava no início dos anos 80. Seu livro “Zero” liderava a lista dos mais vendidos no eixo Rio-São Paulo quando ele esteve autografando aqui pela primeira vez. Depois foram tantas outras vezes, o que acabou por transformá-lo em um patrono ‘honorário’ da nossa feira.
ENCONTROS NA FEIRA DO LIVRO DE BENTO GONÇALVES (1)

Feira do Livro sempre é sinônimo de reencontros. A de Bento Gonçalves, todo ano tem me proporcionado a oportunidade de rever alguns escritores que têm acompanhado o processo cultural em que estamos envolvido ao longo dos anos, especialmente o Congresso Brasileiro de Poesia. O poeta AFFONSO ROMANO DE SANT’ANNA foi um dos primeiros apoiadores do evento e inclusive esteve na primeira edição do congresso, realizada em Nova Prata, no ano de 1990. Grande poeta e acima de tudo um grande amigo que a poesia colocou em meu caminho.