domingo, janeiro 27, 2008


Arte: © ALT
"A música se faz para emocionar,
para serem amáveis as horas
de quem trabalha.
A música deve ajudar o homem
a sonhar e dormir tranqüilo,
para que amanhã siga trabalhando.
Para pôr estrelas na noite,
para isso é a música."

ATAHUALPA YUPANKI
1908 - 1992

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Arte: De Los Rios
Salvador Dali, o maior ícone da pintura surrealista, nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueras, região que foi também uma espécie de pano de fundo para grande parte de sua obra. Tornou-se uma figura popular com aqueles bigodes enormes. Era artista e showman na divulgação da própria obra. Em 1922 obteve o reconhecimento da Associação Catalã de Arte e no mesmo ano matriculou-se na Escola de Belas Artes de Madrid, onde ficou até 1926, conhecendo Frederico Garcia Lorca, Luís Brunuel. Foi estudar pintura em Madri (1921-1926) quando já possuía boa bagagem artística. Foi nessa época que fez amizade com o poeta Lorca. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1925, na Galeria Dalmau (Barcelona).
Surrealista desde 1928 (ano em produziu, com Buñuel, o filme "Un perro andaluz" e se incorporou ao grupo surrealista em Paris). Em 1938, fiel ao mesmo tipo de pintura, modificou sua orientação temática. Casou-se com Gala Eluard , que além de ser a musa inspiradora, foi uma grande colaboradora e organizadora de seus afazeres. Sua melhor produção é considerada a que pintou entre os anos 29-39, quando criou suas obras mais famosas. Conferiu à sua obra sempre uma aparência acadêmica com impecável precisão fotográfica.
O início da Segunda Guerra Mundial e a vitória dos alemães sobre a França, em 1940, levaram Dalí a fugir para os EUA, onde ficou oito anos. A América também despertou seu lado exibicionista, tornando-o uma super-celebridade.
Porém, os últimos anos de Salvador Dalí foram obscurecidos por um distanciamento de Gala, que morreu em 1982. Em 1986 sofreu graves queimaduras por causa de um incêndio, ocorrido em seu quarto. A partir de então viveu prostrado em uma cama na torre do Museu de Figueres até a sua morte, em 20 de janeiro de 1989, anos 84 anos de idade. Seu corpo embalsamado está enterrado em uma tumba sob a cúpula do Museu de Figueres.
Arte: Mario Alberto
No país do futebol, palco por onde desfilaram alguns dos maiores craques de todos os tempos, berço de Pelé, o melhor de todos, alguns privilegiados tiveram o prazer de ver em ação um anjo de pernas tortas cujo futebol encantou o mundo, embora sua estrela tenha se apagado precocemente. Manoel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, nasceu na cidade de Magé, no dia 18 de outubro de 1933. Vestindo a camiseta do Botafogo e da seleção brasileira, conquistou títulos e a glória, garantindo escalação na galeria dos craques de todos os tempos. Mas ele que driblou tantos laterais, acabou parado pela bebida que o afastou precocemente dos estádios, ofuscando a glória conquistada dentro do gramado. Morreu vitimado pela cirrose no dia 20 de janeiro de 1983 e nunca mais o mundo redescobriu a magia e o talento daquelas pernas tortas.

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Arte: "After 12" © 2004 Wahnfried 1959

teia

a noite cai
sobre mim
feito armadilha
tecida
de silêncios
e mais nada

nenhuma palavra
nenhum passo

só o tempo
tecendo a teia
com retalhos
da saudade

© Ademir Antonio Bacca
do livro: “Grito por dentro das palavras”

não tão frágeis

na mesa do prazer
nem todas as taças
são de cristal

algumas paixões
são duras de se quebrar.

© Ademir Antonio Bacca
do livro: “Grito por dentro das palavras”
Arte: "O prazer da leitura" © Ares

em teus olhos
nunca correrão
águas calmas

mar bravio
a se aventurar
com cautela

azul que fascina
e atraiçoa:

no teu olhar,
de sede
também se morre
diante do cais.

© Ademir Antonio Bacca
do livro: “O Relógio de Alice”