segunda-feira, outubro 29, 2007



Asterix & Obelix

Para os fãs de histórias em quadrinhos, o dia 29 de outubro tem um significado muito especial, pois foi nesta data, no ano de 1959, que foi publicado o primeiro número de Asterix e Obelix. Aconteceu na França. Trata-se de um dos mais exitosos êxitos da história dos quadrinhos mundial, criada por Alberto Uderzo e René Goscinny. Mesmo com a morte de Goscinny, em 1977, a dupla de gauleses continuou fazendo sucesso pois sua filha Sylvie, passou a dividir a criação com Uderzo.
As histórias de Asterix e Obelix foram traduzidas para mais de 100 idiomas e estão reunidas em 33 álbuns, além de terem inspirado 11 adaptações para o cinema e inspirado a criação de jogos, brinquedos e até um parque temático.

quinta-feira, outubro 18, 2007


CHUCK BERRY

Em 18 de outubro de 1926, nasce Chuck Berry, numa família modesta de Saint Louis, Missouri. Ele já tocava guitarra na adolescência, mas parou com a música durante os três anos que passou num reformatório, por tentativa de roubo. Berry é considerado um mito do rock, comparado inclusive a Elvis Presley.
Vista do centro de Bento Gonçalves nos anos 60, aparecendo em primeiro plano, à esquerda, a escola General Bento Gonçalves da Silva, onde também funcionava o Colégio Mestre Santa Bárbar, no qual eu e Cimenti estudávamos.


Dia da criança

© JAIME CIMENTI

Não tenho saudades da minha infância. Ela está aqui comigo, concreta como uma fantasia real. Pego-a como se fosse um cacho de uvas, degusto-a feito um galeto com polenta e a sorvo como se fosse uma gostosa sopa de capeletti. Os anos a trazem cada vez mais. Modéstia à parte, ou modéstia à pqp, nasci numa das partes mais bonitas de uma certa Europa, Bento Gonçalves, Serra gaúcha. A revista Veja desta semana chamou minha cidade e outras onze de "o vale da felicidade, um Brasil Europeu, de Primeiro Mundo, a uma hora de Porto Alegre". Não exagerou. Ao contrário, até foi comedida. O vale da felicidade é até melhor do que a Europa. É o novo, o futuro que já chegou, cheio de crianças, esperanças, distribuição de renda e outras maravilhas. É uma espécie de região nórdica sem tantas rochas, frio, planejamentos, impostos e suicídios. Saí apenas fisicamente de Bento em 1966, aos doze. Bento jamais saiu e sairá de mim. Lá eu vi pela primeira vez a luz do sol e vivi a melhor e mais importante fase da minha vida. Posso não ter feito muita coisa, posso não ter sido um Da Vinci, um Michelangelo, mas só ter nascido em Bento já é muito e demais para um ser. Meu velho amigo Jader Tagliari ainda está lá, minha querida professora Adyles Ros de Souza, que me animou a escrever, está lá (se não aprendi, a culpa é minha). O caríssimo Ademir Bacca segue agitando os lances culturais em Bento e no Brasil. Minha memória seletiva vai se encarregando de esquecer as poucas coisas ruins daqueles verdes anos. Melhor lembrar só as boas. O perfume dos parreirais maduros da família Benedetti, na Linha Salgado, iluminados apenas pelo luar das noites de verão, é lembrança mais do que suficiente para encher os balões de muitos dias da criança. Lembrar de meus dias de guri em Bento e ler sempre as notícias boas da Capital Brasileira do Vinho, que agora tem um finíssimo Spa do Vinho à moda européia, me aquece a alma, me faz pular da cama e ir adiante.Me faz pensar que nós e o Brasil temos outra saída além do aeroporto. Direita? Esquerda? Tropa de Elite? Traficantes? Câmara e Senado? Melhor pensar nas partes do Brasil que dão certo, que vão para a frente, movidas pela energia do trabalho, da alegria e, claro, de um vinhozinho bom. A força desse exemplo e desse pensamento vai nos ajudar a refletir e agir sobre o País que queremos e merecemos.

*
JAIME CIMENTI é escritor e colunista literário do Jornal do Comércio, de Porto Alegre, onde esta crônica foi publicada originalmente, além, claro, de amigo de infância deste poeta.

sábado, outubro 13, 2007

Arte: Willian

PAULO AUTRAN
1922 - 2007

Na noite de ontem, caiu o pano para o espetáculo derradeiro do maior nome do teatro brasileiro de todos os tempos. Paulo Paquet Autran, carioca da gema, se foi aos 85 anos deixando para trás o rastro de 90 peças teatrais, filmes e novelas para a televisão.
Tinha tamanha afeição pelo Rio Grande do Sul que em 2000, ao receber o título de Cidadão Honorário de Porto Alegre dizer que “a cada vez que eu vinha ao Rio Grande com uma peça, ficava feliz com o sucesso, mas com uma sensação de inferioridade. Isso porque eu pensava: ‘eles são gaúchos e eu não”. Agora, sou tão gaúcho como vocês”.
Fumante inveterado, ao se referir ao vício dizia: “fumo porque sou burro”.
A FESTA DE BACCA

© ROGERIO SANTOS

na verve do vinho
há tinta de sangue
que jorra no verso

na taça onímoda
o brinde-cidade
da festa de Bacca

sagrada vindima
colheita bendita
tinteiro de Baco

enfeita a fruteira
centelha poema
de átomo ato

( Para o poeta Ademir Bacca )
Doris Lessing:
Um Nobel feminino para a Literatura

Autora de obra vasta, variada e marcada pelo feminismo e pelo compromisso político, a britânica DORIS LESSING foi escolhida para receber o Prêmio Nobel de Literatura 2007.
Os livros de Lessing inspiraram feministas, esquerdistas e militantes anti-racismo. Sua ficção montou um grande panorama das tensões do século XX. O livro que a projetou internacionalmente foi “O Caderno Dourado”, lançado em 1962, e retrata a encruzilhada da condição feminina, o comunismo britânico e a guerra colonial da Rodésia do Sul. O que há de mais novo nas livrarias da autora é “O sonho mais doce”, na qual a autora faz um balanço amargo das utopias do século passado.

terça-feira, outubro 09, 2007

Arte: Stilleben mit der goldenen taschenuhr © Von Pavel Kaplun



dois

toda paixão
é jogo de dois

dois corpos
dois medos
duas possibilidades

toda paixão
é um sonho
fragmentado
em dois

© Ademir Antonio Bacca
do livro “Gritos por dentro das palavras”

Arte: W. Fornero
MORRE CHE GUEVARA

No dia 9 de outubro de 1967, morria assassinado no vilarejo isolado de La Higuera, na Bolívia, o guerrilheiro Ernesto Che Guevara. Capturado no dia anterior, Che foi morto pelo suboficial do exército boliviano Mario Terán. Seu corpo ficou desaparecido por 30 anos, o que acabou contribuindo para transformá-lo num ícone mundial de todos os movimentos esquerdistas, embora muitos dos que usaram seu nome em vão estejam hoje de braços dados justamente com aqueles a quem Che combatia.
Tropel

emoções
e fantasias
galopam
em mim
lado a lado
perigosamente

no baixar
da poeira
nem sempre
repenso
os meus medos

© Ademir Antonio Bacca
do livro “O Relógio de Alice”



NASCE JOHN LENNON

No dia 09 de outubro de 1940 nascia John Lennon, o mais famoso dos Beatles. Se estivesse vivo, estaria completando 67 anos hoje. Mas teve sua história terminada aos 40 anos, quando foi assassinado em 1980. Sua música, sua mensagem, sua imagem e influência, porém, ainda são estrelas guias de gerações de fãs que se sucedem a cada ano que passa.

do que me basta

eu já não quero mais
a loucura da paixão

a mim me basta te amar
assim meio sem jeito,
feito menino aprendiz

já não me atraem
as luzes todas da sedução

há muito,
mariposa descuidada,
que me deixei enganar
pelo brilho indecente
do teu olhar.

© Ademir Antonio Bacca
do livro “O Relógio de Alice”
BETTE DAVIS

A diva de Hollywood nasceu em 5 de abril de 1908, no estado de Massachutes, e morreu aos 81 anos de idade, no dia 6 de outubro de 1989. Atuou ao lado de Humphrey Bogart no início da carreira. Foi indicada oito vezes ao Oscar, e ganhou duas, por Perigosa (Dangerous) e Jezebel.
O POETA RÚSTICO

© OSCAR BERTHOLDO
1935 – 1991

Quando não houver mais o ofício
de guardar no corpo a razão de ser,
os arados conferirão as encostas,
terei a noite nas mãos.
Nunca soube medir as redondezas
das raízes nem o rosto fatal
dos que ainda não nasceram.
O vale é hóspede que se demora.
Meu outro lado necessário,
de dia nos olhos, de noite nos ouvidos
nem bem nos olhos e nos ouvidos
mas amplo dentro de mim –
árvore com as medidas dos frutos
a todos os que passarem.
Longe daqui sou condenado,
conheço a vida sem crepúsculo,
junto à mesa o sofrimento arde
como lenha seca, o tempo é lento.
Quando sós, as frutas são mais doces.
Sem ambições, nutro poemas serenos
cato seiva à força e
mais fundo o amor. Sou precário
no tamanho do mundo.

labirintos

a vida toda
tenho entrado
em labirintos
involuntariamente

de vez em quando
escapo de algum.

© Ademir Antonio Bacca
do livro “O Relógio de Alice”