sexta-feira, julho 13, 2007

Arte: "Mars et Vénus" © Juan Alberto
maturação

o vinho envelhece com o tempo,
palavras se acomodam

os homens amadurecem
no passar das horas,
paixões se fortalecem

poemas consolam homens envelhecidos
e o vinho reanima paixões acomodadas

os anos que amadurecem o vinho
nos tonéis das caves
e envelhecem os homens,
renovam as palavras do poema
que permanece intacto
na paixão que descreve

por mais que o amor
tenha bebido na mesma fonte
e também tenha se deixado envelhecer
junto com o vinho,
se a paixão for das boas
jamais será vencida pela pressa
dos homens

© Ademir Antonio Bacca
do livro “O Relógio de Alice”

Não te amo como se fosses a rosa de sal,
topázio ou flechas de cravos
que propagam o fogo.

Te amo como se amam
Certas coisas obscuras, secretamente,
Entre a sombra e a alma.

Te amo como a planta que não floresce
e leva dentro de si, oculta,
a luz daquelas flores...

E graças a teu amor
vive escuro em meu corpo o apertado
aroma que ascendeu da terra.

Te amo sem saber como...
nem quando...
nem onde...

Te amo assim diretamente...
sem problemas...
sem orgulho...

Assim te amo
por que não sei amar...
de outra maneira
sendo assim deste modo!

Que não sou
nem és tão perto
que tua mão
sobre o meu peito é minha
tão perto que se fecham
teus olhos com meu sonho.

© PABLO NERUDA
12 de julho de 1904
23 de setembro de 1973
poema matutino

o primeiro poema
tem gosto de ressaca
nas palavras
e na boca insone

o primeiro poema
da manhã
traz sempre consigo
segredos da madrugada
que se foi
que só o coração do poeta
conhece.

© Ademir Antonio Bacca
Arte: Fornero
MERCEDES SOSA é argentina de Tucumán, onde nasceu em 9 de julho de 1935. Conhecida como “La Negra”, é a maior cantora latino-americana dos últimos tempos. Foi descoberta aos 15 anos, cantando num concurso em uma rádio de sua cidade. Ganhou um contrato de dois meses e gravou seu primeiro disco.
A consgração internacional veio em 1967, quando sua voz forte conquistou a Europa e os Estados Unidos. No Brasil o sucesso chegou-lhe através de interpretações magistrais de músicas de Milton Nascimento.

espólio

quando saí
da tua vida
levei pouca coisa,

uns sonhos
que não deram certo
e um vazio no peito
que não cabia
dentro da mala.

© Ademir Antonio Bacca
do livro “O Relógio de Alice”
Arte: Paulo Caruso

A BRUSCA POESIA DA MULHER AMADA

© VINICIUS DE MORAES

19 de outubro de 1913
9 de julho de 1980

Longe dos pescadores os rios infindáveis vão morrendo de sede lentamente...
Eles foram vistos caminhando de noite para o amor – oh, a mulher amada é
como a fonte!
A mulher amada é como o pensamento do filósofo sofrendo
A mulher amada é como o lago dormindo no cerro perdido
Mas quem é essa misteriosa que é como um círio crepitando no peito?
Essa que tem olhos, lábios e dedos dentro da forma inexistente?

Pelo trigo a nascer nas campinas de sol a terra amorosa elevou a face pálida dos lírios
E os lavradores foram se mudando em príncipes de mãos finas e rostos transfigurados...

Oh, a mulher amada é como a onda sozinha correndo distante das praias
Pousada no fundo estará a estrela, e mais além.

prato frio

a madrugada
muitas vezes
reaquece
medos esquecidos

© Ademir Antonio Bacca
RICHARD STARKEY, o RINGO STARR nasceu em Liverpool, no dia 7 de julho de 1940 e, EM 1962, entrou para os Beatles em substituição ao baterista Pete Best. Considerado o patinho feio daquela que é a maior banda de rock de todos os tempos, passou por vários problemas de saúde quando era pequeno, ficando internado em um total de três anos em hospitais de Liverpool. Por essa razão, Ringo acabou ficando atrasado na escola e aos 15 anos mal sabia ler e escrever. Começou a tocar em 1957, com sua própria banda, chamada The Eddie Clayton Skiffle Group. Em 1959, Ringo juntou-se ao grupo Raving Texans, que tinha como cantor Roy Storm. Posteriormente a banda mudou de nome para Rory Storm and the Hurricanes.
Nos Beatles, Ringo sempre cantou uma música nos shows e discos da banda. Entre as músicas que Ringo cantou nos Beatles estão: "Boys", "I Wanna Be Your Man", "Honey Don't", "Act Naturally e "What Goes On" (esta última, co-escrita por John, Paul e Ringo). Porém Ringo compôs sozinho apenas duas músicas quando estava nos Beatles: "Don't Pass Me By", para o “Álbum Branco”, e Octopus's Garden" para o álbum “Abbey Road”. Apesar disso, os Beatles fizeram grande sucesso com duas cantadas por Ringo: "Yellow Submarine" do álbum “Revolver” e "With a Little Help From My Friends" do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.
Ringo foi o único ex-beatle que participou de trabalhos solo de todos os outros ex-colegas de banda.
palavras de consolo
não brotam naturalmente
em mim

não sei consolar

diante da morte
a vida é do jeito que é:
estrada que dá no cais
onde não se chega,
só se vai

não busque em mim
a palavra que consola,

só o abraço que aquece
o sonho que continua

© Ademir Antonio Bacca
do livro “Grito por dentro das palavras”
Arte: Jose Serrudo

ÁSTOR PIAZZOLLA nasceu em Mar Del Plata no dia 11 de março de 1912 e morreu em Buenos Aires em 4 de julho de 1992. Músico fantástico, segundo muitos especialistas, foi o compositor de tango mais notável da segunda metade do século XX. Estudou harmonia e música erudita com a compositora e diretora de orquestra francesa Nadia Boulanter, que foi aluna de Sergei Rachmaninoff. Em sua juventude, tocou e realizou arranjos orquestrais para Anibal Troillo. Quando começou a fazer inovações no tango, no ritmo, no timbre e na harmonia, foi muito criticado pelos tocadores de tango mais antigos.
Quando os mais ortodoxos, durante a década de 60, bradaram que a música dele não era de fato tango, Piazzolla respondia-lhes que era música contemporânea de Buenos Aires. Para seus seguidores e apreciadores, essa música certamente representava melhor a imagem da metrópole argentina.
Sua composição mais famosa é “Balada para un loco”, da qual Moacyr Franco, nos anos 70, fez uma versão magistral, mas o disco mais marcante de sua carreira é “Libertango”.
INTOCÁVEIS

© JADE DANTAS

Escorrego nas palavras,
na densidade com que elas me provocam
e calo (com medo da imensidade).

Falo das palavras que me escondem.
Falo dos sonhos e dos segredos
intocáveis. Falo do refúgio úmido

onde te anseio. Do meu lado selvagem.
Falo da poesia da tua voz ao meu ouvido
e escorrego nas palavras. Falo de ti.